Egresso do PPEE, Roberto Tanabe, Destaca OSINT em Palestra na Coda.Br 2023

Roberto Tanabe, egresso do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), foi palestrante no Workshop organizado pela Escola de Dados durante a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br 2023 – Escola de Dados) realizada nos dias 18 e 19 de novembro na Vila Mariana, em São Paulo.

Na sua apresentação, Tanabe abordou o tema “OSINT – Inteligência de Fontes Abertas”, compartilhando insights sobre a importância desse método no cenário atual. Citando exemplos, como o buscador Cadê, a extinta rede social Orkut, habilidades em datilografia e a API do Twitter, Tanabe enfatizou a relevância de focar nas características duradouras e perenes da OSINT, em contraste com técnicas e ferramentas que podem rapidamente tornar-se ultrapassadas com os avanços tecnológicos.

O palestrante também ressaltou os valores essenciais na OSINT, destacando o profissionalismo como um guia de comportamento. Ele ilustrou isso com o exemplo da pesquisa no Google, indicando que pesquisar como um profissional requer conhecimentos específicos, como o uso de operadores de busca avançada, para tornar as investigações mais assertivas.

A participação do Roberto Tanabe representa a relevância para o PPEE e sua comunidade acadêmica, o que destaca a qualidade do programa e a sua capacidade de preparar seus alunos para enfrentar desafios complexos e atuais.

Para obter mais detalhes sobre a participação de Roberto Tanabe na Coda.Br 2023 acesse o site oficial do evento: Coda.Br 2023 | Inteligência de Fontes Abertas – OSINT: muito mais que a ferramenta da vez – Escola de Dados.