Especialistas Abordam o Mundo dos Cibercriminosos em Evento na Universidade de Brasília

No último dia 05 de novembro, o Auditório Roberto Salmeron, localizado na Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB), foi palco de um evento de extensão que reuniu especialistas para discutir e desvendar os aspectos da mente dos cibercriminosos.

O Professor Dr. Rafael Rabelo Nunes, coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da UnB, inaugurou o evento apresentando não apenas a abertura oficial, mas também contextualizando os participantes sobre o PPEE. Durante sua apresentação, ele ressaltou as linhas de pesquisa e compromisso do programa em promover conhecimento inovador e atualizado.

O Agente de Polícia Classe Especial, Ulisses da Nóbrega Silva, lotado na Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Prosperidade Imaterial e Fraudes, foi um dos palestrantes. Com uma sólida formação em Administração de Empresas, Sistemas de Informação e Direito, além de pós-graduações em Análise de Sistemas e Computação Forense e Perícia Digital, o agente abordou o tema “Antecipando a mente do cibercriminoso do labirinto virtual”. Sua apresentação ofereceu insights sobre estratégias para antecipar e compreender as motivações por trás das ações dos criminosos virtuais.

O Dr. João José Costa Gondim, professor do quadro do PPEE, também contribuiu para o evento. O professor discorreu sobre “Hackers e hacking: Nem só de hackers vive o hacking”, proporcionando uma visão sobre o universo da cibersegurança e destacando que o cenário vai além dos estereótipos associados aos hackers.

O evento, intitulado “Desvendando a Mente dos Cibercriminosos: Explorando o Pensamento Adversário”, teve uma abordagem inovadora ao ocorrer de forma híbrida, permitindo que participantes assistissem remotamente através da transmissão ao vivo pelo canal oficial do PPEE no YouTube. Essa iniciativa ampliou o alcance do evento, alcançando um público diversificado interessado nas temáticas discutidas.

A iniciativa foi organizada pela coordenação e secretaria do PPEE, reforçando o compromisso do programa em proporcionar eventos que ampliem o conhecimento e promovam a conscientização sobre as questões atuais relacionadas à segurança cibernética.