Diego Martins de Oliveira Defende Proposta Inovadora de Monitoramento e Gerenciamento Remoto de Redes

No dia 11 de janeiro de 2024, Diego Martins de Oliveira, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu com sucesso sua dissertação intitulada “Proposta de Esquema de Monitoramento e Gerenciamento Remoto de Redes como Prestação de Serviço”.

A dissertação aborda a crescente dependência de pequenas e médias empresas em relação aos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A pesquisa destaca a importância desses recursos para empresas de todos os tamanhos, ressaltando que, no contexto brasileiro, a adoção de tecnologias como o sistema de pagamentos eletrônico PIX pode influenciar diretamente nas oportunidades de venda.

Diante dessa dependência, Diego propõe um esquema que utiliza uma variedade de softwares gratuitos para o monitoramento e gerenciamento remoto de redes e aplicações. O objetivo é permitir que equipes externas ofereçam serviços de monitoramento a outras empresas, especialmente aquelas de pequeno e médio porte que não podem manter uma equipe de manutenção local.

Para atingir seus objetivos, Diego realizou testes em cenários virtuais, físicos e mistos, abordando questões como conexão ponto a ponto com IPv4 e superando desafios como CGNAT das operadoras. Os resultados demonstraram a viabilidade de estabelecer conexões estáveis entre redes remotas sobre IPv4 sem custos adicionais com o provedor, utilizando soluções em software gratuitas.

A banca examinadora, composta por Georges Daniel Amvame Nze, Raimundo Cláudio da Silva Vasconcelos e Robson de Oliveira Albuquerque como suplente, elogiou a pesquisa de Diego Martins de Oliveira. O presidente da banca, Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, destacou a relevância da proposta e a aplicabilidade prática do esquema proposto.

Diego Martins de Oliveira já teve outras produções intelectuais publicadas, como o artigo “Arquitetura para monitoramento e gerenciamento remoto de redes como prestação de serviços”, apresentado na Conferência Ibero-Americana WWW/Internet e Computação Aplicada em 2022. Além disso, contribuiu como primeiro autor no artigo “Aplicativo para avaliação de condução segura de usuários de veículos automotores por meio de inteligência artificial para benefícios em seguros veiculares”, apresentado na mesma conferência em 2023.

Sobre sua experiência no PPEE, Diego declarou: “Defendi como primeiro autor o artigo: ‘Arquitetura para monitoramento e gerenciamento remoto de redes como prestação de serviços’. Na conferência IADIS em 2022. Colaborei com os demais autores na publicação: ‘Aplicativo para avaliação de condução segura de usuários de veículos automotores por meio de inteligência artificial para benefícios em seguros veiculares’. Na conferência IADIS Press em 2023. Quanto à motivação para ingresso no programa, já trabalho na área de educação em TIC há muitos anos, e acredito que minha experiência no mestrado com os professores altamente qualificados em suas áreas e os assuntos estudados não só fortaleceu e expandiu meu conhecimento, mas também me permitiu melhorar como profissional da educação e enriqueceu minhas aulas.”

O trabalho completo de Diego Martins de Oliveira está disponível na página “Produção Discente” do site. Parabenizamos o esforço do discente e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.