Professor e alunos do PPEE inovam ao criar caso de ensino para desmistificar a segurança cibernética para gestores

Em uma iniciativa pioneira, profissionais do setor de Tecnologia da Informação (TI) elaboraram um caso de ensino dedicado a desvendar os mistérios da Segurança Cibernética. A proposta visa atingir não apenas especialistas em TI, mas também gestores de todos os níveis de uma organização, proporcionando uma compreensão abrangente sobre a importância dessa temática no cenário empresarial.

O mentor do caso, professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica, Rafael Rabelo Nunes, que conduziu a iniciativa, expressou entusiasmo ao compartilhar a notícia. “A utilização de casos de ensino se revela uma abordagem pedagógica singular e eficaz, pois proporciona uma experiência de aprendizado dinâmica e aplicada. Ao invés de se restringir ao ensino teórico, os casos de ensino oferecem uma oportunidade única para os alunos explorarem desafios do mundo real, aplicando conceitos aprendidos em sala de aula a situações práticas”, declarou.

O objetivo central do caso é dissipar a complexidade muitas vezes associada à Segurança Cibernética, proporcionando uma visão holística que ultrapasse as barreiras do universo tecnológico. O material desenvolvido destina-se a ser uma ferramenta para quem deseja transmitir conhecimentos sobre o assunto, especialmente a gestores que desejam compreender como a falta de Segurança Cibernética pode ter um impacto significativo nas operações de uma organização.

A elaboração do caso foi parte da Casoteca ADM, que tem a missão de fortalecer uma abordagem pedagógica focada na análise de desafios de gestão e no empoderamento dos estudantes, fundamentada em um aprendizado aplicado, crítico e colaborativo.

O caso está disponível para livre acesso, permitindo que qualquer pessoa interessada possa utilizá-lo para ministrar aulas.

O desenvolvimento do caso contou com a colaboração de diversos coautores, incluindo Beatriz Fernandes, Gabriel Marinho Godinho (alunos de graduação em Administração), Renato Solimar, Carlos Zottmann (alunos do PPEE), Nicole Alonso e Luiz Henrique (EDITORES DA CASOTECA).

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