Pesquisadores do PPEE UnB Publicam Artigo Inovador sobre Análise de Vazamentos de Dados em Nível Global

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) tem a honra de anunciar a publicação de um artigo de destaque, fruto do trabalho colaborativo de um grupo de pesquisadores. Sob a autoria do discente, Gabriel Arquelau Pimenta Rodrigues, e a orientação dos professores André Luiz Marques Serrano, Edna Dias Canedo, Fábio Lúcio Lopes de Mendonça e Robson de Oliveira Albuquerque, juntamente com a valiosa contribuição de outros participantes, como Amanda Nunes Lopes Espiñeira Lemos, Ana Lucila Sandoval Orozco e Luis Javier García Villalba, foi realizado um estudo abrangente sobre os vazamentos de dados em uma perspectiva global, revelando aspectos de extrema relevância para a comunidade acadêmica e profissional.

O artigo “Understanding Data Breach from a Global Perspective: Incident Visualization and Data Protection Law Review” foi publicado no jornal Data da MDPI em 31 de janeiro de 2024.

Os vazamentos de dados representam uma ameaça crescente em nosso mundo digitalizado, resultando na perda de informações cruciais e privadas, desde dados pessoais até informações financeiras e de saúde. É crucial compreender os padrões e implicações desses incidentes em uma escala global para implementar estratégias eficazes de prevenção e proteção.

Os pesquisadores analisaram um conjunto de dados abrangendo 428 vazamentos de dados em todo o mundo entre 2018 e 2019. Através de uma minuciosa visualização estatística, foram destacados os países mais afetados, os setores econômicos predominantemente visados e o número mediano de registros vazados por incidente.

Um dos insights mais relevantes deste estudo foi a ampla divulgação de registros médicos na Índia e de dados governamentais no Brasil durante o período analisado, ressaltando a necessidade de medidas específicas em cada contexto nacional.

Além disso, os pesquisadores correlacionaram os resultados estatísticos com a legislação de proteção de dados em vigor em cada país, contribuindo significativamente para a discussão sobre leis e conformidade em relação a privacidade de dados.

Este artigo não apenas amplia nosso entendimento sobre os perigos reais do vazamento de dados, mas também fornece insights valiosos que podem orientar políticas de segurança cibernética e processos de tomada de decisão, como o armazenamento de dados na nuvem.

Você pode verificar a notícia através do link: Understanding Data Breach from a Global Perspective: Incident Visualization and Data Protection Law Review

O PPEE UnB parabeniza os pesquisadores por sua contribuição significativa para a comunidade acadêmica e científica, destacando-se mais uma vez como um centro de excelência na produção de conhecimento e pesquisa em Engenharia Elétrica.