Professores e alunos do PPEE participam do Simpósio de Segurança Cibernética dos Tribunais Superiores no Supremo Tribunal Federal (STF)

Na última sexta-feira, dia 31 de março, ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) o Simpósio de Segurança Cibernética em Tribunais Superiores, que contou com a participação de diversos especialistas na temática. O evento foi dividido em painéis que discutiram assuntos como Gestão da Segurança Cibernética em Tribunais, Tendências de Ataques e as possibilidades de parceria entre a Academia e o Judiciário.

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) teve uma participação destacada no simpósio, com a presença de dois professores, dois alunos e dois egressos. O professor Rafael Rabelo foi o moderador do primeiro painel, que tratou da Gestão em Segurança Cibernética no Poder Judiciário. Já o Prof. Robson Albuquerque apresentou a palestra “A Academia e o Poder Judiciário: Pesquisas e Oportunidades”.

Dois egressos do PPEE, a aluna Lorena Bezerra e o aluno Sávio Levy, apresentaram trabalhos que tiveram grande impacto nos órgãos em que atuam. Lorena apresentou o trabalho “Solução para detecção de Tunelamento DNS em Ambiente de Nuvem Computacional”, enquanto Sávio apresentou “Proposta de um Framework para Detecção de Intrusão em Clusters de Contêineres Utilizando Machine Learning para Identificação de Anomalias em System Calls”.

Além dos egressos, dois alunos do PPEE também marcaram presença como palestrantes: Renato Solimar, que também é Subsecretário de Segurança da Informação no Conselho de Justiça Federal (CJF), e Carlos Zottman, chefe do Núcleo Estratégico de Gestão de Segurança Cibernética do TSE.

O evento foi uma oportunidade para demonstrar o impacto que os trabalhos de mestrado podem ter no poder Judiciário. Além disso, eventos como esse permitem aproximar o PPEE de outros órgãos e estabelecer novas parcerias no futuro.

Fotos do evento: